Em programas na Web Rádio do CSSP e apresentação especial na sala Adoniran Barbosa, o projeto GOMA-LACA celebra o repertório da música brasileira feita entre as décadas de 20 e 50, nos antigos discos feitos de cera de carnaúba e goma-laca que giravam a 78 rotações por minuto. Mergulhando no valioso acervo da Discoteca Pública Municipal, que engloba mais de 15 mil discos de música brasileira em 78 rpm, a série radiofônica e o show Goma-Laca, Volume I investigam a atualidade das canções, revelando acentos afro e passeios rítmicos para além dos sambas e marchinhas.

A partir do dia 24 de novembro, a Web Rádio do Centro Cultural São Paulo apresenta a série de programas Goma-Laca, com audições-conversa conduzidas por Biancamaria Binazzi, a partir de seleções musicais elaboradas em conjunto com convidados, estudiosos, curiosos e músicos, oferecendo possíveis recortes sobre o acervo a partir de experiências, conhecimento, interesse ou sensações. Em três edições, a série conta as origens da Discoteca desde sua criação por Mário de Andrade, investiga as diferentes influências do continente africano na nossa música e compara gravações originais com versões contemporâneas.

Em apresentação única na sala Adoniran Barbosa, no dia 3 de dezembro de 2011, o grupo Sambanzo recebe os convidados especiais Emicida, Juçara Marçal, Marcelo Pretto, Luisa Maita, Bruno Morais e Rodrigo Brandão e recontextualiza a produção musical brasileira dos tempos do gramofone a partir da visão de nossa época. Cruzando o elétrico e o primitivo, entre breques e harmonias, pelos temas inspirados em cantos escravos e pela leveza dos sambas-crônica, a apresentação alimenta-se de tradições para buscar a expressão individual e celebra um recorte possível para o acervo da Discoteca.

O Sambanzo é formado pelo saxofonista tenor e flautista Thiago França, com Marcelo Cabral no contrabaixo, Kiko Dinucci na guitarra, Pimpa na bateria e Samba Sam na percussão. Entre vivências de choro, samba, jazz, rap e tudo de mais interessante que se faz e não se define entre tudo isso, a formação chegou numa existência única, primando pelo toque em conjunto e pelo improviso, dentro de dinâmicas de grande riqueza rítmica.

Rádio Goma-Laca – episódios
http://www.goma-laca.com/radio-goma-laca-01-a-discoteca-oneyda-alvaren
*Discoteca Oneyda Alvarenga
*Sonoridades afrobrasileiras em 78 por minuto
*Recontextos: Sambanzo & Convidados
*Inezita Barroso escuta
*Cera de carnaúba e goma-laca em pó
*Originais

Goma-Laca, Volume I – Sambanzo & convidados: Emicida, Juçara Marçal, Marcelo Pretto, Luisa Maita, Bruno Morais e Rodrigo Brandão
http://www.facebook.com/events/144374985668507/
Sábado, 3 de dezembro, às 19h
Grátis
Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1000

—————————————————————————–

Concepção e pesquisa: Biancamaria Binazzi & Ronaldo Evangelista
Produção: Fernanda Shidomi
gomas@goma-laca.com

Leave a Reply